segunda-feira, 19 de junho de 2017

Quebrando cadeias.



"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos." (Atos 16: 25-26)

Ah, como é bom orar em tempos de paz, quando tudo vai bem, né? Poder agradecer pelas bençãos recebidas, pelos projetos realizados, pelas conquistas.

Mas, e orar quando as coisas não vão bem? Orar depois de ter apanhado, depois de ter sido jogado em uma prisão e encontrar-se preso injustamente? Acredito que muitos de nós, no lugar de Paulo e Silas, iríamos questionar a Deus. 

"Por que eu estou sofrendo, sendo que estou fazendo a sua vontade?" "Por que o Senhor deixou que isso acontecesse?" "Por que o Senhor não impediu que eles nos bastessem?" "Por que estamos presos injustamente?"

Esse poderia ter sido o pensamento de Paulo e Silas naquele momento tão doloroso, mas eles tiveram uma atitude diferente. Eles resolveram orar e cantar louvores a Deus porque  entenderam que seja na alegria ou na tribulação, Deus sempre continuará sendo Deus e sempre estará no controle de tudo!

Bom, antes de tudo, vejamos porque os dois foram presos...

"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu." (Atos 16:16-18)

Para onde eles estavam indo quando a mulher possessa apareceu? Eles estavam indo para o lugar de oração!

O que podemos entender disso?
A mulher possessa não estava ali por acaso. A intenção do espírito adivinhador, naquele momento, era tirar Paulo e os demais do sério e os impedir de orar a Deus. Paulo entendeu o que satanás estava tentando fazer e por isso usou da autoridade que há no nome de Jesus para expulsar aquele espírito da jovem.

Porém, aquele espírito trazia lucro aos seus senhores, e a partir do momento em que Paulo o expulsa, aqueles que lucravam com as adivinhações ficam furiosos.

"Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; [...] Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança."(Atos 16:19,22-23)

Voltando à nossa questão do início: e se fosse com você? Você conseguiria orar e cantar louvores a Deus na prisão, mesmo tendo sido preso injustamente? Ou será que você nem sequer chegaria a ter sido preso porque não conseguiu expulsar o espírito adivinhador? Ou pior, nem sequer teve a chance de expulsar o espírito adivinhador por que não estava indo para o lugar de oração?
Espero que você possa refletir sobre isso e que você saiba o que fazer quando as coisas parecerem estar desmoronando. Pode ser que seja a chance de você demonstrar sua verdadeira adoração a Deus!

Será que a sua oração e louvor conseguiriam romper as cadeias, sacudir os alicerces e abrir as portas da prisão? Ou será que as suas atitudes como cristão nem chegam a abalar a estrutura daqueles que estão a sua volta? Meu desejo é que, como cristãos, sejamos ousados! Que possamos realmente buscar a santificação e estarmos sempre dispostos a orar e louvar a Deus, independentemente das circunstâncias, para que o nosso louvor possa romper com os alicerces das prisões e que todas as cadeias sejam quebradas e lançadas por terra, em nome de Jesus!

Deus abençoe!
Alessandra Ferreira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário