quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Falando de amor: Amor ao próximo #3


"Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Marcos 12:31) 

Quando falamos de próximo o que vem à sua memória? Em minha mente vem alguém que está do meu lado que está perto de mim. Mas vejamos... em certo ponto quando Deus no pede para amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos, Ele também se refere aos que estão ao nosso redor como nossa família, amigos, cônjuge ou qualquer outra pessoa que você ame e tenha por perto. Porém, esse mandamento vai além de amar apenas as pessoas com quem você convive e tem algum tipo de laço. Deus ao dizer isso Ele se referiu principalmente aos necessitados e às pessoas com que não temos algum vínculo amoroso.

Amar quem conhecemos seria muito fácil, não acha? Quero ver amarmos aquela pessoa que te enche as paciências no trabalho, aquele povinho da escola que vive te zoando, aquele morador de rua que muitas vezes te pede algo para comer e você o ignora, ou então aquela professora que pega no seu pé e te deixa de exame até o último dia de aula.

Ahhh, como seria fácil se tivéssemos que amar somente a nossa família que faz aquela comida deliciosa, nos dá uma cama quentinha e amor todos os dias, ou então nossos cachorrinhos que lambem nosso nariz quando estamos tristes, ou então aquele amigo que nos abraça sempre e está ao nosso lado pra tudo.

Seria bem mais fácil, não seria? Porém a vida de um verdadeiro cristão não é nada fácil (se sua vida estiver muito fácil, desconfie que há algo errado)! Jesus mesmo nos alertou que a vida dos que decidissem segui-lo não seria um mar de rosas, mas Ele também disse que estaria conosco sempre. Então meu queridinho e minha queridinha, isso significa que você têm que aprender a amar quem te odeia, quem não merece seu amor e quem nem sabe o que é o amor. São essas as pessoas que mais precisam que você as ame!

Quantas vezes você já ajudou alguém que passava necessidade? Quantas vezes você deu de comer à quem tinha fome? Quantas vezes você deu água à quem tinha sede? Quantas vezes você orou pelos que estavam enfermos? Quantas vezes você abençoou a vida daqueles que só sabem te amaldiçoar? Quantas vezes você parou para conversar com alguém que se afogava em lágrimas? Quantas vezes você fez alguém sorrir? Sua vida tem valido à pena ou você não está fazendo nada além de existir?

O amor ao próximo vai muito além de ser apenas compartilhado com pessoas que nos amam. Amar requer humildade, sabedoria e intimidade com Cristo. Quando você se aproxima de Deus, seu coração arde, queima, pulsa de amor pelas vidas que te cercam. Você anda pelas ruas com uma vontade imensa de sair abraçando todos, de dizer que Jesus as ama, de perguntar do que elas precisam. Eu acho lindo isso que Jesus gera em nossos corações quando nos aprofundamos em conhecê-lo, pois Ele nos revela um lado em nós que antes era completamente desconhecido até por nós mesmos.

Muitas vezes você não precisa nem falar nada, se você for um verdadeiro Cristão suas atitudes irão comprovar isso! Acho muito legal uma frase de Francisco de Assis que diz o seguinte: "Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras."

Você não precisa sair esfregando a Bíblia na cara de todo mundo, dizendo que o que eles estão fazendo é certo ou errado. Se você amar a Deus ( o que falarei no próximo post) e ao teu próximo como a ti mesmo, todos os outros mandamentos serão fichinha pra você! O que é necessário é o amor, afinal o próprio Deus é amor!

 "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."
(1 Coríntios 13:13)

2 comentários:

  1. Assim como um peixe fora d água não pode sobreviver, assim somos nós fora da presença de Deus. O verdadeiro amor provem de Deus, se não estamos ligados a Ele não teremos este amor para dar aos outros. O primeiro passo para amar ao próximo como a nós mesmos e achegar a Deus, assim como foi dito no post, fazendo isso seremos cheios de compaixão e amor verdadeiros, fluirá de dentro e seremos um canal de Deus para vida de muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito bom receber suas visitas aqui Alessandro! Obrigada, Deus abençoe! :)

      Excluir