segunda-feira, 19 de maio de 2014

O que realmente importa?

"Não importa o que eu diga, creia e faça; sem amor, estou arruinado" (1Coríntios 13:3)

Deus é amor, e a lição mais importante que ele quer nos ensinar aqui na terra é como aprender a amar. Amar as pessoas, e não as coisas, é o principal desejo dele para nossa vida. Amar deve ser a nossa principal prioridade, o nosso desejo mais profundo. Jesus resumiu o que mais importa para Deus em duas instruções: amar a Deus e amar as pessoas. Ele disse: "Ame o Senhor o Seu Deus de todo o seu coração [...] Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: "Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:37-40). Os relacionamentos, e não as coisas materiais, são o que mais importam na vida. Então por que damos mais valor aos bens e conquistas, e deixamos a pior parte de nossas vidas para quem amamos? Deixamos de lado o que é mais importante para Deus para viver o que é mais urgente no momento. Ao escrever este post, me inspirei no livro "UMA VIDA COM PROPÓSITOS, de Rick Warren, mais precisamente no capítulo 16 (sugiro que leiam, é uma ótima dica de leitura). E achei muito interessante o trecho em que ele fala:
Estive ao lado de muitas pessoas no leito de morte, quando elas se encontram no limite da eternidade, e jamais ouvi nenhuma delas dizer: "Tragam os meus diplomas! Eu quero olhar para eles mais uma vez. Mostre-me meus títulos, minhas medalhas, aquele relógio de ouro que recebi. Quando a vida na terra está no fim, as pessoas não se cercam de objetos, elas querem em torno de si pessoas - pessoas que amam e com as quais mantêm relacionamento. Em nossos momentos finais, todos percebemos que são os relacionamentos que constituem a vida. Ser sábio é aprender essa verdade o mais rápido possível. Não espere até estar no leito de morte para compreender que nada é mais importante." 
Sabendo que o maior mandamento é o amor, sugiro que ao se levantar pela manhã, você se ajoelhe ao lado da cama, ou se sente na beirada, e ore desta forma: "Deus, conseguindo ou não realizar qualquer outra coisa no dia de hoje, quero ter certeza de que terei tempo para amá-lo e para amar as outras pessoas - porque é nisso que a vida consiste. Não quero desperdiçar este dia". Por que Deus deveria lhe dar outro dia, se você vai desperdiçá-lo?
A importância que as coisas tem para você está na quantidade de tempo que você deposita nelas. Quanto tempo você tem passado com pessoas que você ama? Lembre-se que você não sabe até quando terá oportunidade de expressar seu amor por elas. AS COISAS MUDAM, AS PESSOAS MORREM, OS FILHOS CRESCEM. Você não tem garantia do amanhã, se quiser expressar seu amor é melhor que o faça agora.
Tendo consciência de que algum dia ficará perante Deus, eis algumas questões que você precisa levar em consideração:

  • Como você explicará aqueles momentos em que projetos e coisas foram mais importantes para você do que as pessoas? 
  • Com quem você precisa começar a passar mais tempo?
  • O que você precisa eliminar de sua agenda para tornar isso possível?
  • Que sacrifícios você precisa fazer?

A melhor utilidade que pode se dar à vida é amar. A melhor expressão do amor é o tempo. O melhor momento para amar é AGORA!

Um comentário: